Está na hora de mudar de trabalho? Como decidir

Está na hora de mudar de trabalho? Como decidir

4 passos práticos para você tomar a decisão certa

1 – Tenha clareza de suas expectativas

Procure refletir sobre seus objetivos profissionais, sobre qual função deseja desempenhar, qual salário gostaria de ganhar, quais desafios gostaria de encarar, qual é o ambiente que deseja trabalhar e outras questões relacionadas ao emprego.

Essas reflexões são importantes, pois é uma forma de você construir o seu caminho e não esperar apenas da empresa que apresente essa trajetória para você. Ter clareza do que busca e onde quer chegar tira aquele sentimento de insatisfação constante, que pode gerar uma decisão equivocada. Quando você sabe o quer, você escolhe o seu caminho e tem capacidade de avaliar se aquele desafio profissional está atendendo ou não às suas expectativas e se está na hora de tomar uma decisão de mudança.

2 – Busque o diálogo na atual empresa

Depois de ter claros quais são seus anseios em relação à carreira profissional, é necessário buscar diálogo dentro da empresa onde atua. Converse com o seu líder sobre isso e sobre quais são as possibilidades que o aproximam desse ideal. É importante que empresa e colaborador falem sobre as suas expectativas, assim ambos poderão avaliar o quanto podem contar um com o outro. É uma via de mão dupla.

Agora, se já houve essa conversa e nada mudou, atenção! É importante refletir sobre o quanto a empresa considera a opinião de seus funcionários. Avalie se você está fazendo a sua parte, converse com o líder sobre isso e o motivo de não receber retorno.

3 – Identifique a compatibilidade de seus valores com os da empresa

Outro ponto que merece destaque no processo de reflexão é a compatibilidade de valores entre funcionário e empresa. Se você se sente desrespeitado, oprimido, não ouvido… se isso for importante para você e não existe um espaço que se possa falar sobre o tema, é mais um ponto de atenção. Com o tempo, essa situação gera insatisfação e prejudica o desempenho no trabalho.

4 – Faça um planejamento e busque novas oportunidades

Se você chegou à conclusão de que o melhor para a sua carreira profissional é mudar de trabalho, é possível aproveitar a ‘segurança financeira’ do atual emprego para planejar essa mudança.

O planejamento diminui os riscos. Por isso, o profissional deve se planejar financeiramente e também aproveitar para melhorar seu currículo, se capacitando para novos desafios, para, assim, conseguir se adequar ao cargo que deseja, ao mesmo tempo em que busca novas oportunidades mais conectadas às suas expectativas.

Add a Comment

Your email address will not be published.