Posso perguntar o salário durante a entrevista de emprego?

Posso perguntar o salário durante a entrevista de emprego?

Salário não deve ser tabú em uma entrevista de emprego

Uma das maiores dúvidas e perguntas frequentes durante um processo seletivo é sobre o salário que a empresa está oferecendo para a vaga em questão. É mais do que essencial que a companhia e o candidato estejam alinhados sobre esse assunto, pois assim é possível evitar uma frustração ou até um abandono da vaga após a fase de seleção.

Mesmo que seja uma questão fundamental, muitos recrutadores ainda não abordam esse tema durante a entrevista e a dúvida que fica é: perguntar ou não sobre a remuneração e benefícios?

Perguntar ou não sobre o salário?

A resposta é sim. Você tem a liberdade para perguntar sobre o salário. Porém, é importante que espere pelo momento mais apropriado. A entrevista é um momento de alinhamento entre o candidato e recrutador, mas é importante que o profissional saiba sobre o salário logo no primeiro contato.

E esse assunto pode surgir de forma natural ao longo do processo e alguns recrutadores até questionam sobre a pretensão salarial do candidato. Caso isso aconteça durante a entrevista de emprego, o candidato já pode perguntar se a sua pretensão está de acordo ou não com a vaga em questão.

O interesse pela remuneração e os benefícios da vaga é natural, mas, muitas vezes, abordar o tema logo de cara não é bem-visto pelos recrutadores. Lembre-se: não chegue querendo saber o que a empresa oferece, mas fale sobre o que você tem a oferecer para eles.

O perigo não está em perguntar sobre o salário, mas em usar do período da entrevista para falar apenas sobre isso e em querer descobrir os benefícios que a empresa tem. Espere o recrutador abordar o assunto. Mas, se isso não acontecer, tenha calma, pois, ao final, sempre aparece a pergunta se você ficou com alguma dúvida e essa é a hora da verdade.

Add a Comment

Your email address will not be published.