Como se comportar no ambiente de trabalho

Como se comportar no ambiente de trabalho

O que é postura profissional?

A postura profissional diz respeito não só a forma como você cumpre os afazeres no emprego e se engaja com o trabalho que desenvolve na empresa. Ela também está relacionada a como ocorrem as suas interações com colegas, subordinados e superiores — essa segunda parte, inclusive, tem ganhado mais destaque nos últimos anos.

Por muito tempo, ela foi uma característica deixada para ser observada depois da contratação de novos funcionários. Hoje a história é diferente no mercado.

As companhias observam, questionam e, acima de tudo, testam a postura profissional já nos processos seletivos, por meio de dinâmicas, testes e avaliações psicológicas, para garantir que estão acertando nas escolhas.

Para que isso serve?

postura profissional é importante porque, por mais que um colaborador tenha um currículo ímpar, não é possível manter no quadro de funcionários quem se destaca negativamente quanto ao comportamento.

Afinal, alguém assim não só é capaz de comprometer o trabalho, os planos e os lucros da instituição, como também causar conflitos internos, tornar insustentável o clima organizacional e até ser motivo da empresa lidar com processos judiciais.

Para completar, em tempos de internet, em que tudo é facilmente maximizado e se torna eterno nas redes sociais, ter alguém com uma má postura profissional pode ser um verdadeiro tiro no pé, prejudicando a reputação da empresa com o público.

Como funciona nas empresas?

Cada empresa tem liberdade para adotar políticas internas e definir que tipo de postura profissional espera dos colaboradores. Apesar disso, há condutas que são universais — independentemente da empresa que o contrata e do tipo de trabalho que você exerce.

Algumas delas são clássicas e atemporais, como não se envolver em agressões verbais e/ou físicas com colegas ou participar de desvios de verbas para outros fins. Já outras são mais atuais e refletem muito as mudanças sociais, culturais, ambientais, sanitárias e econômicas pelas quais a própria sociedade está passando.

Por exemplo, não contribuir com situações de preconceito e discriminação que afetem a diversidade do trabalho e estar apto a desempenhar as funções que se tem tanto presencialmente quanto na modalidade remota.

Por que é necessário agir e se comunicar adequadamente nas empresas?

Em primeiro lugar, para atender às demandas das políticas internas da instituição em que você deseja atuar. Afinal de contas, quando isso não ocorre, as chances de desligamento sobrem consideravelmente e você passa a ter dificuldades de alcançar a progressão de carreira com a qual tanto sonha.

Em segundo lugar porque, com uma má postura no trabalho, você não se entrosa com a sua equipe, vivencia uma rotina de desgaste físico e psicológico que prejudica a sua saúde e, de quebra, constrói uma fama negativa ao próprio respeito que acaba prejudicando a sua carreira a longo prazo.

Como adotar uma postura neutra dentro da empresa?

Abaixo, apontamos quais ações vão ser úteis para você ter uma postura profissional neutra ao longo da carreira. Assim, fica mais fácil se adaptar a diferentes cenários e colegas de trabalho, permitindo, dessa forma, que você evite conflitos, desgaste de imagem e problemas com a organização para a qual atua. Fique atento!

Coloque a empatia nas suas relações

Outra dica importante é ter empatia nas suas relações do trabalho. Isso significa sentir a dor do outro? Não, pois só a pessoa sabe o que enfrenta e as dificuldades pelas quais já passou. Na verdade, empatia é reconhecer e validar essa dor por mais distante que seja da sua realidade.

É entender que ela tem um motivo para existir e buscar meios para evitar que hajam novos gatilhos. Fazer isso muda consideravelmente a sua forma de interagir com as pessoas e criar conexões.

Respeite as opiniões dos demais

Além do que foi mencionado, é importante que você respeite as opiniões dos demais. Porém, atenção: aqui não falamos a mesma coisa da primeira dica. Na verdade, nos referimos aos posicionamentos que os seus colegas adotam em relação à tomada de decisões no trabalho.

Isso porque é comum que membros de uma mesma equipe vejam problemas por ângulos diferentes e, consequentemente, adotem soluções distintas. Esse tipo de situação deve ser manejada com o máximo de cuidado e compreensão. Do contrário, o time que deveria ser unido se torna rachado, e isso vai se refletir em todo o setor.

Como explicado até aqui, a postura profissional diz respeito ao alinhamento de conduta e atuação dos colaboradores com as expectativas das organizações. Por isso, é uma questão cada vez mais discutida e que não deve passar batida entre aqueles que estão começando a carreira. Portanto, siga as nossas dicas e invista no desenvolvimento de habilidades sociais que melhorem as suas relações interpessoais. Você só tem a ganhar!

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