3 dicas para descobrir o salário na entrevista de emprego

3 dicas para descobrir o salário na entrevista de emprego

1 – Existe o melhor momento para perguntar

Por mais difícil que seja, é importante se conter e aguardar o momento certo. Não discuta isso logo de cara e nem use do tempo de entrevista para falar somente sobre isso. Você ainda não foi contratado e insistir no assunto pode demonstrar ansiedade e acabar atrapalhando na percepção que a empresa criou sobre você.

Deixe que o recrutador abra o caminho para o assunto, pois cada etapa concluída do processo significa que a empresa já possui certo interesse no seu potencial. Pode acontecer de te perguntarem sobre a sua pretensão salarial logo de cara, mas também pode demorar que a pergunta apareça. Por isso, é necessário manter a calma.

Os recrutadores, na maioria das vezes, sabem os benefícios e salário da vaga, mas acabam não divulgando. Uma coisa muito comum de acontecer é perguntarem sobre sua última remuneração e qual a sua pretensão atual. Nesse momento, você deve responder com muita sinceridade e pode completar perguntando se a sua pretensão está de acordo com a vaga.

2 – Conheça bem a vaga e a empresa que você pretende entrar

Algumas empresas não falam logo de cara e outras não abrem o espaço para negociação de salário. É preciso se preparar para esses cenários. Nesses casos, você deve analisar muito bem se o local de trabalho está de acordo com o que você procura.

Tente descobrir se o local paga mais ou menos o que você busca e a média salarial de outras vagas da empresa. Se você sabe o salário que eles podem oferecer e mesmo assim não faz sentido para o que você procura no momento, é necessário analisar e entender se ainda assim vale a pena. Não adianta ir em uma entrevista de emprego querendo ganhar o dobro do que a empresa pode pagar e, nessa hora, você deve pensar quais são as suas prioridades para o momento.

3 – Esteja aberto a conversar

Se você avançou no processo seletivo, significa que a empresa tem um grande interesse no seu potencial e está disposta a te conhecer ainda mais. Às vezes, o salário não é exatamente o que você queria ou esperava, mas é válido lembrar dos seguintes pontos:

  • Remuneração é o salário mais o pacote de benefícios;
  • Você, enquanto candidato, pode analisar essa questão e ver se faz sentido para o seu momento de vida atual;
  • Entenda outros pontos, como: horário flexível, possibilidade de crescimento e/ou a localização. Essas são informações relevantes e que devem ser levadas em consideração na hora da sua decisão.

Mais do que ter uma remuneração muito alta, tirar as dúvidas durante a entrevista de emprego e saber se vale a pena ou não continuar no processo seletivo é imprescindível.

Add a Comment

Your email address will not be published.